sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pantanal - 27 out à 1 nov 2008

SEGUNDA 27/10
Guta vai até a fazenda de Zé Leôncio procurar pela mãe e lá é informada que ela está na tapera de Juma marruá. Marcelo joga charme pra cima da “muda”, ela fica impressionada com a beleza do rapaz e Guta sente ciúmes. Joventino reencontra o velho do rio e pede perdão pela traição. O velho diz que ele está perdoado e promete ajudá-lo a reconquistar o amor de Juma. Os dois estão no barco quando cruzam com Tibério e Zé Leôncio, Joventino grita chamando pelo pai para que ele finalmente conheça o velho do rio mas, quando os barcos ficam lado a lado, Tibério e Zé Leôncio só enxergam Joventino na embarcação. Inconformado, ele pergunta ao velho por quê seu pai não o viu e ele responde que tudo tem sua hora. Guta e Marcelo vão até a tapera e Maria se emociona ao abraçar a filha.

TERÇA 28/10
Maria se emociona ao ver a filha e afirma que está mais feliz agora do que quando vivia na fazenda. Guta entra na tapera e não se conforma em ver sua mãe vivendo naquele lugar. Joventino não se conforma que seu pai não tenha visto o velho do rio. Zé Lucas janta com o futuro sogro em luxuoso restaurante em São Paulo. El conta sua história e o deputado já pensa em lançá-lo candidato. Joventino passa horas conversando com seu “avô”. Maria conta para a filha que vai viver com o peão, Alcides, e fica feliz quando Guta diz que apoia sua decisão. Marcelo faz elogios à beleza de Juma e tenta falar com sobre a venda de suas terras. Ela deixa claro que não pretende vendê-las. Quando Marcelo e Guta vão embora, Juma, com toda sua sinceridade, diz a Maria que não gosta de sua filha. O velho do rio diz ao neto que ele e Juma precisam se reconciliar. Joventino vai até a tapera, pede perdão a Juma, diz que a ama e os dois se beijam apaixonadamente. Tadeu tenta mais um vez, em vão, seduzir a Zefa. Guta conversa com Marcelo sobre o futuro deles e pergunta como vão resolver a situação. Marcelo diz que tem medo do que possa acontecer com sua mãe se Tenório descobrir a verdade. Zé Leôncio conversa com Trindade sobre Irma e pede ao peão que tente entender as razões que ela teve para contrariá-lo. Irma, por sua vez, está cada vez mais assustadas com as histórias à respeito do trato de Trindade com o diabo e já teme que seu filho possa nascer com chifres.

QUARTA 29/10
Juma diz a Joventino que sente que sua mãe não está mais perto dela e desconfia que alguém matou a onça Maria Marruá. Coincidentemente Ari avisa, pelo rádio, que o Ibama apreendeu a pele de uma onça e diz que o animal foi morto em suas terras. A “muda” afirma para Tibério que o velho do rio existe e que chegou a falar com ele. Tibério volta a insistir com ela para esquecer a vingança contra Tenório. Tenório critica Guta e Marcelo por andarem abraçados como se fossem namorados. Joventino comenta com o pai que Tenório propôs a Juma comprar suas terras. Zé Leôncio desconfia das intenções do fazendeiro. Irma tenta conversar com Trindade e se assusta quando ele diz que o filho que ela espera será só dele. Joventino insiste com o pai e afirma que o velho do rio estava com ele no barco, mas Zé Leôncio se recusa a acreditar. Mas, apesar de não acreditar que o velho do rio seja seu pai, ele anda muito intrigado com o som do berrante que ouviu no dia do casamento do filho.

QUINTA 30/10
Marcelo vive um grande dilema e não sabe como resolver a situação sem comprometer sua mãe. Renato e Roberto já não estão suportando a vida de peão e fazem planos para deixar a fazenda. Tenório começa a tratar Zuleika usando os mesmo ternos que se dirigia a Maria bruaca. Ela se sente ofendida e decide dormir no sofá. Apesar dos apelos de Tibério, a “muda” continua determinada a levar a cabo sua vingança contra Tenório. Irma tem um terrível pesadêlo e já está convencida que traz no ventre um filho do diabo. Zé Leôncio diz a Maria que contratou um advogado para tratar de seus interesses. Maria conta sua história e o advogado promete acabar com Tenório na justiça. Renato e Roberto dizem para a mãe que estão pensando em voltar para São Paulo e pedem a ela que os ajudem a convencer o pai.

SEXTA 31/10
O advogado descobre que Tenório tem uma procuração de Maria dando a ele plenos poderes para fazer o que quiser com os bens da família. Maria diz ao advogado que está disposta a fazer o que for preciso para lutar pelos seus direitos. Zuleika fala com Tenório sobre a decisão dos filhos de voltarem para São Paulo. Ele fica furioso e diz que não vai permitir que eles deixem a fazenda. Zuleika defende os filhos, os dois discutem e ela não reconhece o homem que está a seu lado. Mariana e Irma conversam com Maria e prometem ajudá-la. Maria confessa que teme pela vida de Zé Leôncio pois seu marido é um homem muito perigoso. Juma e Joventino vivem em clima de lua de mel. O advogado volta para Campo Grande e leva Maria com ele para dar início ao processo de separação.

SÁBADO 1/11
Maria parte para Campo Grande na companhia de Zé Leôncio e do advogado. Joventino convence Juma a passar alguns dias na fazenda. Renato e Roberto conversam com o pai, dizem que não nasceram para peão e querem voltar para São Paulo. Tenório aceita a decisão dos filhos, mas deixa claro que vai cortar a mesada e eles terão que trabalhar para garantir o próprio sustento. Irma tenta mais uma vez conversar com Trindade, mas o peão está irredutível e se nega a falar com ela. Irma pede perdão pelo que fez, mas Trindade diz que o encanto foi quebrado e ele em breve vai deixar o Pantanal. Tenório começa a desconfiar do comportamento de Guta e Marcelo e sugere à filha que volte para São Paulo. Guta percebe e pede a Marcelo que sejam mais prudentes.

Nenhum comentário: