sábado, 22 de novembro de 2008

Pantanal - 24 à 29 nov 2008

SEGUNDA 24/11
Marcelo volta arrasado de Campo Grande depois de reconhecer o corpo do irmão. Maria se compadece do sofrimento de Zuleika. Apesar da solidariedade prestada pela família de Zé Leôncio, Tenório não desiste de sua vingança e ordena ao jagunço que execute todos que estão jurados de morte, começando pelo fazendeiro. Irma prevê que mais tragédias vão acontecer e deixa Mariana apavorada. Guta diz que depois do que aconteceu não poderão contar a verdade para seu pai e Marcelo sugere que eles assumam o incesto para poupar sua mãe e evitar outra tragédia na família. Zuleika diz ao marido que gostaria de ir embora para São Paulo, mas Tenório não aceita. Depois ele vai até o quarto e pede explicações a Guta sobre seu relacionamento com Marcelo. Guta assume diante do pai que está em pecado por amar seu próprio irmão e deixa Tenório ainda mais perplexo quando diz que está esperando um filho dele. Marcelo flagra Teodoro com a arma na mão e pede explicações. Zé Lucas volta a falar com o pai sobre sua vocação política e sugere que ele faça uma chalana escola para os ribeirinhos da região. Zé Leôncio gosta da idéia.

TERÇA 25/11
Para que Zé Lucas possa ingressar no mundo da política, Zé Leôncio decide dar a ele seu nome e, junto com Joventino, os três vão para Campo Grande. Na volta, Zé Lucas fala com Irma sobre seus planos e propõe a ela que seja a professora da chalana. Tenório, acreditando que Guta e Marcelo estão cometendo um incesto, se recusa a falar com os filhos e a situação fica cada vez mais difícil entre eles. Zuleika sofre ao ver como o marido trata Guta e Marcel oe pensa numa maneira de lhe dizer a verdade. Renato descobre que Teodoro disparou contra Zé Lucas e, depois de alguma insistência, consegue do peão a confissão de que seu pai o contratou para eliminar certas pessoas. Demonstrando que tem a mesma índole do pai, comenta com o jagunço que ele mesmo poderia ter feito o ”serviço”. Irma conta para a mãe que ela e Zé Lucas estão se descobrindo. Teodoro conta para Tenório que seu filho, Renato, já está sabendo de seus planos

QUARTA 26/11
Renato diz ao pai que está sabendo de tudo. Tenório confessa ao filho que pretende ficar com as terras de Zé Leôncio e essa é a maneira mais fácil de conseguí-las. Renato decide ajudar o pai e vai com Teodoro até a fazenda vizinha para que o jagunço conheça de perto suas vítimas. Alcides desconfia da presença do peão na fazenda de Tenório e pressente que algo está por acontecer. Renato compra briga com Marcelo ao criticar seu relacionamento com Guta e acaba descobrindo que os dois não são irmãos. Renato pressiona a mãe e Zuleika decide contar a Tenório que ele não é o pai de Marcelo. Tenório ouve a conversa e fica furioso. Zuleika se enche de coragem e conta sua história para o marido, que fica arrasado ao saber a verdade.

QUINTA 27/11
Maria pede a Alcides que esqueça sua vingança contra Tenório, mas ele não desiste.
Juma diz para Filó que vai ter seu filho na beira do rio e que o velho vai fazer seu parto. Tenório não consegue perdoar Zuleika por ter mentido sobre a paternidade de Marcelo. Joventino volta de Campo Grande e diz ao pai que Zé Lucas está se dando muito bem por lá e discute política até com o prefeito da cidade. Depois da conversa que teve com Zuleika, Tenório pensa melhor e reúne a família para pedir que esqueçam tudo que aconteceu e vivam em paz. Ele também abençoa o filho que Guta e Marcelo estão esperando. Zuleika se emociona quando diz a Marcelo que ele continua sendo seu filho. No dia seguinte, Guta e Marcelo procuram Maria para contar tudo que aconteceu e a mudança de comportamento de Tenório. Guta garante a Maria que o pai quer fazer um acordo com ela e pede á mãe que desista da fazenda. Mas, enquanto eles pensam que Tenório está mudado, ele dá instruções ao jagunço para que leve a cabo seu plano de vingança, agora com a ajuda de seu filho Renato.

SEXTA 28/11
Guta e Marcelo conversam com Zé Leôncio, que desconfia das intenções de Tenório, mas deixa a decisão nas mãos de Maria. O plano de Tenório é que Teodoro mate o fazendeiro e seus três filhos de uma só vez e faça com que Maria e Alcides sejam culpados pelos crimes. Alcides pede a Maria que desconfie das boas intenções de Tenório. Durante o jantar, Irma tem uma de suas visões e diz que haverá morte na fazenda, deixando a todos perplexos. Zefa fala demais, chama o filho que Irma espera de cramulhão, discute com Filó e vai embora da fazenda. Juma a leva para a tapera, mas Zefa decide voltar para a fazenda de Tenório.

SÁBADO 29/11
Zefa pede emprego a Zuleika e é recebida com carinho. Juma conta que Zefa voltou para a fazenda de Tenório. A notícia deixa Tadeu furioso e Filó inconformada com a atitude dela. Zuleika se sente aliviada com a ajuda que Zefa pode lhe dar e Renato não esconde que está interessado na pantaneira. Maria diz para Alcides que decidiu ouvir a proposta de Tenório. Alcides diz a Maria que vai matar Tenório para que eles possam ser felizes. Ela não concorda e os dois discutem. Tenório aproveita a presença de Zefa para ter a certeza de que Maria e Alcides estão juntos.

Nenhum comentário: